terça-feira, 8 de julho de 2014

Pagina [05 a ] " Adolescentes falam sobre SEXO "

  Adolescentes falam              sobre " SEXO "





I FORUM de SEXUALIDADE IBBC 23, 24, e 25 / 06, 2011 Adolescentes.

Eu, minha querida Esposa e meus filhos estivemos presentes, neste evento, que aconteceu na Igreja em que frequentamos, e achei muito interessante, pois neste Site as pessoas podem fazer diversas perguntas, sem precisarem se identificar, e ao visitar este site, fiquei perplexo com algumas perguntas, mas ao mesmo tempo fiquei feliz, porque conheço bem as pessoas que estão nos bastidores, prontas para responder as questões, não conforme o que acham, mas sim baseados totalmente na palavra de Deus.

Aproveitem para tirar as duvidas, não seja influenciado pela mídia, nem pelos "amigos", mas deixe Deus trabalhar em sua vida conforme a vontade dele, e o maior beneficiado será você.


Josh McDowell.

*(PG 114) “Falem comigo bem cedo” Como as pessoas obtêm percepções tão negativas do sexo? Uma razão é tratar-se de uma discussão proibida.
Ela torna os pais embaraçados quando o assunto é trazido à tona, geralmente porque os pais deles também se sentiam desta forma. Devido a esse constrangimento, os pais deixam de aconselhar, advertir e avisar sobre o uso ou abuso deste dom, importante dom de Deus. Sim! De Deus! O sexo foi primeira idéia de Deus. Ele o planejou.
Segundo (Gênesis 01:31), foi criado excelentes de todos os modos. Isso inclui nossa capacidade sexual. Em lugar de ouvir a respeito dessas habilidades especiais dos pais e outras autoridades corretamente informadas, os jovens ouvem falar de sexo por parte dos amigos e através da mídia. Revistas, televisão, cartazes, jornais e filmes se concentram a maior parte do tempo no sexo. De uma ou outra tudo parece estar relacionado com eles.



Os pais precisam compreender que os filhos aprendem sobre o amor e a aceitação através deles. Se os pais fossem os exemplos que devem ser, menos meninas acabariam mortas em alguns hospitais, ou grávidas e sozinhas, ou em alguma clínica de aborto cheio de culpa e medo. E talvez, somente talvez, seus pais dissessem aos filhos que os amam, e fossem
afetuosos com eles, estes então saberiam como amar outras pessoas e seriam capazes de tomar as decisões certas sobre o sexo.




Não fique comprometido demais com o “Namoro Firme” muito depressa, mas na hora oportuna.

A maturidade e a responsabilidade podem determinar se você está pronto para namorar.Se namorar antes da hora, terá uma porção de problemas. Quando alguém namora sem estar pronto, deixa algumas vezes que suas emoções levem o melhor e não consegue controlá-las.
O rapaz ou a garota pode então persuadir você a fazer sexo.
Não permita que alguém pressione você a fazer o que sabe ser errado. O amor pode esperar, mas a cobiça não. A bíblia diz em (I Corintios 05:11) que Devemos afastar-nos dos que cometem pecados sexuais.


*(PG 42) “Influência da mídia” As pessoas não estão sabendo a verdade sobre o sexo pré-conjugal...Eu não sabia. O que estamos aprendendo (a maior parte pela mídia, além de nossos amigos) é que o sexo pré-conjugal é valido... Os shows de TV, comerciais, revistas e quadrinhos (que parecem ótimos para os garotos) mostram que esse é o estilo de vida dos que nos rodeiam. Infelizmente eles não nos contam sobre o “Outro lado da moeda”.


*(PG 48) “Educação Sexual” As escolas quase dizem que é certo fazer sexo, ao darem aulas de Saúde que ensinam você a praticar sexo sem enfrentar problemas.
*(PG 49) “Educação Sexual” A magnitude do dilema da educação sexual na escola pública é vista no índice atordoante de “Gravidez” entre adolescentes. Neste ano haverá um milhão e cem mil adolescentes grávidas, e quase 50% das mesmas irão terminar em aborto. A rápida transmissão de doença venérias representa outra área em que há necessidade desesperada de informação sexual, ”Equilibrada e Completa”.


“Os Adolescentes Falam” (O que eu gostaria que meus pais soubessem sobre minha sexualidade) *(PG 101) “Lares Cristãos” Gostaria que meus Pais soubessem como teria sido bom para mim se minha “Família” fosse mais dedicada ao “Estudo da Palavra de DEUS”. Eu queria que eles renovassem sua dedicação a “DEUS” e um ao outro. Eu queria que meu pai colocasse “CRISTO” em primeiro lugar na sua vida. Gostaria que soubesse como e





PG 116) “Falem comigo bem cedo”


Até hoje sou grato pelas coisas que meus pais me disseram que não deveria fazer, porque não sei onde estaria agora sem elas. Embora façamos pouco caso desses conselhos, mesmo assim os ouvimos e ainda nos lembramos deles. ssas coisas são importantes para mim. 
*(PG 30) “Linhas de Pressão”



A pessoa pode ser tentada a fazer coisas como sexo.
Você fica num grupo de pessoas e todo mundo empurra você para dizer sim, e a gente fica cheia de tentação e depois muito confusa. Você pode ser ainda virgem e andar com outros que não são. Eles podem tentar influencia_lo a cometer coisas erradas, dizendo: “Ah, você não é audacioso” ou “Veja o que os outros estão dizendo”, ou “Olhe aquele garoto, ele esta amarrado em você”.
*(PG 31) “Linhas de Pressão”

Alguns adolescentes francamente admitiram seu medo da rejeição, caso não participassem do sexo. *(PG 31) “Linhas de Pressão”
Uma porção de amigas me conta como seus namorados querem que elas sejam sexualmente ativas.Quando o namorado de uma delas pede que ela faça coisas sexuais, a garota tem medo de dizer não.Ela pensa que se negar, o namorado não vai querer continuar a relação.



*(PG 32) “Linhas de Pressão”

A sociedade é bastante hipócrita. Se você não vai até o fim “antes do casamento”, você é uma tola ou uma “Santinha”, mas se “Ficar GRÁVIDA” fora do casamento é “FACIL” ou “SUJA”.

*(PG 31) “Linhas de Pressão”


Tomei drogas nos dois primeiros anos da escola secundária, e no ultimo ano comecei a largar, por ver que não passava de uma “Muleta Social” Além do grupo das drogas havia o grupo dos rapazes “Limpos”. Eles não tomavam drogas, mas faziam sexo, sendo essa a sua “Muleta Social”.
Comecei a andar com eles e senti grande pressão para me envolver com mulheres. Eu não consegui resistir á pressão do grupo das drogas, e não podia arriscar ser rejeitado pelo grupo dos “Machões”; cedi, portanto. Penso que todos precisam de um grupo de apoio, e apenas troquei de muletas.

*(PG 121) “Limites e Regras” Gostaria que meus pais soubessem que odeio a superproteção deles. Queria que não fossem tão severos, dando-me um pouco mais de liberdade e responsabilidade – não fiz nada para que desconfiem de mim.


*(PG 119) “Limites e Regras”
“Dê-me limites e regras firmes, mas razoáveis. Eu talvez não admita (ou sequer compreenda), mas necessito de fronteiras para guiar-me”.*(PG 123) “Adolescentes Cristãos”


Fui criada num lar cristão, mas achava que conseguia enganar bastante meus pais, e gostaria de ter sido disciplinada com mais rigor.*(PG 32) “Linhas de Pressão”

A garota que faz sexo é uma “Suja” e o rapaz é um “Machão”, um “Garanhão”. Um rapaz que conheço, falando sobre a sua ex-namorada, disse: “Aquela Suja com quem eu saia...”. *(PG 33) “Linhas de Pressão”
Alguns rapazes mentem, dizendo que saíram na noite anterior com uma garota e fizeram isto e aquilo, quando na verdade não fizeram nada com ela. Eles estão tentando se ajustar, porque se não tiver feito sexo, você não é audacioso. É um desajustado.
*(PG 33) “Linhas de Pressão” Sai com uma garota certa vez, e não fizemos nada fisicamente, mas na segunda-feira todo mundo “Sabia” que tínhamos feito todas aquelas coisas. Foi ela que andou contando histórias!



#PG 182) “Maneiras de dizer não” Evite os “pecadinhos” eles levam a outros maiores.Os pecados sempre começam pequenos e depois crescem até tomar proporções incontroláveis. É fácil desconsiderar o que parece um “pecadinho” – um pensamento impuro ou um ato levemente impuro. Lembre-se de que, uma vez que comecemos a desculpar o pecado, torna-se mais fácil desculpar pecados cada vez maiores. Lembre-se também que a cobiça tem um apetite insaciável, quanto mais você alimenta, tanto mais


*(PG 119) “Limites e Regras” A autoridade que existia antes no lar parece estar desaparecendo rapidamente. Muitos pais, pelo que descobri de meus amigos, não têm a menor noção de onde os filhos passam o tempo ou o que fazem com ele. Não é incomum ouvir alguém dizer no vestiário, rindo muito: “Vou passar a noite co John, mas disse á mamãe que ia ficar com Jackie!” Penso que muitos desses adolescentes gostariam que seus pais os amassem mais para dizer não com maior freqüência. A liberdade dada prontamente pelos pais aos filhos que desejam “pensar e decidir por si mesmos o que é melhor” permite que a cena se abra inteiramente para o envolvimento com o sexo.




*(PG 115) “Falem comigo bem cedo” Toda minha vida me disse que o sexo antes do casamento era errado, mas ninguém me contou a razão. Eu tinha sentimentos de culpa, amargura, ódio, ciúmes, solidão, frustração e sujeira. Devido a esses sentimentos, eu dizia: “Precisamos parar de fazer sexo ou pelo menos diminuir”. Bem, tentamos diminuir, mas isso não funcionou. Em lugar de nos unirmos cada vez mais, nos separamos cada vez mais.Depois de dois anos de namoro rompi com ele, ou seja, ele rompeu comigo. Eu disse finalmente: “Nada de sexo de agora em diante”, e ele disse “Adeus”. Desde então sempre que eu namorava alguém durante algum tempo, o sexo tornava-se parte da relação. As lágrimas sempre vinham porque eu sabia o porquê exceto pelo fato de que me diziam isso

*(PG 125) “Adolescentes Cristãos” “Serei virgem até me casar” é a frase famosa de muitas adolescentes, cristãs, e não cristãs, quando embarcam na maravilhosa viagem para descobrir quem são realmente, e o que pretendam realmente neste mundo injusto de promessas quebradas e satisfação temporária. Como adolescentes criadas num lar cristão, por pais cheios de Espírito que amam Jesus, eu tinha o mesmo desejo que muitas outras, de poupemos-me para o marido que Deus tinha á minha espera. Todavia, mesmo com esta convicsão, eu, como muitas garotas, cai, vítima das mentiras, falsa liberdade e dos sentimentos momentâneos que o sexo pré-conjugal oferecia.


*(PG 125) “Adolescentes Cristãos” È difícil, até para um rapaz cristão, relacionar-se com uma garota sem pensar em termos sexuais. A obsessão sexual é muito freqüentemente uma tentativa de compensar a intimidade que lhe falta em sua relação com seus pais. O rapaz, geralmente demonstra amor por uma garota para fazer sexo, e ela irá consentir no sexo para obter amor. Trata-se de uma armadilha da qual é difícil livrar-se. Eu enfrento diariamente esta experiência.


*(PG 113) “Falem comigo bem cedo” A importância dos pais falarem sobre sexo bem cedo. Muitos declararam que na sétima série era tarde demais. Muitos adolescentes gostariam de ter ouvido os pais falarem sobre o assunto mais cedo.
Da mesma forma, vários deles comentaram que muitas conversas rápidas eram mais eficazes do que “aquela longa”.


*(PG 116) “Falem comigo bem cedo” Penso que ajudaria se os pais tomassem tempo para compreender o impacto positivo que fariam se mostrassem ao filho de maneira bondosa e gentil que o sexo pré-conjugal é umas coisas sérias e como ele poderia afetá-lo, ou apenas sentar-se e conversar com o filho. Sei que seria mais fácil saber que alguém que possa responsabilizar você, alguém que você saiba que realmente se interessa por você.


*(PG 116) “Falem comigo bem cedo” Meus pais não souberam quando deveriam ter-me ensinado. Eles não perceberam que eu já sabia tudo na terceira série. Eles acharam que poderiam esperar até a escola secundária – e então fui eu que expliquei tudo a eles. 



(PG 124) “Adolescentes Cristãos”

Embora não tenha orgulho deste fato, tive uma vida sexual muito ativa antes de me tornar cristão. Tratava-se de uma parte agradável de minha vida, e embora não fosse muito gratificante emocionalmente, foi difícil desistir da gratificação física quando me tornei cristão. Sou cristão há quatro meses agora, e nesse tempo já cai duas v







PG 36) “Linha de Pressão” Você faria se me amasse.
O tempo passava e ele continuou me pressionando.Ele me disse que se o amasse, eu demonstraria isso. Finalmente cedi as ameaças dele. Depois de termos feito sexo, não podíamos voltar ao tempo das mãos dadas. ezes.




*(PG 182) “Maneiras de dizer não” Pare de namorar e reflita. Pat fez sexo pela primeira vez aos 16anos. Ela tornou-se cristã no ano seguinte e embora tivesse aprendido que o sexo fora do casamento era errado, ficava freqüentemente frustrada pela sua incapacidade de quebrar um padrão de habito estabelecido, trocando sexo por “amor”.
Pat decidiu finalmente parar de namorar durante alguns anos, a fim de pensar melhor sobre o assunto. 
Foi um período de enorme crescimento espiritual e parecia que Deus estava dando a ela vitória numa área que lhe havia sido um “espinho na carne” durante tanto tempo!






























*(PG 69) “Me Ame” Cai na armadilha de procurar “Amor” no sexo, porque minha necessidade de amor não estava sendo satisfeita pela minha (FAMILIA). Aceitava o que me era oferecido. Mas de maneira estranha, depois que fiquei grávida, minha família mostrou-se muito útil e deu-me apoio, até mesmo durante o processo de adoção. Esta foi uma verdadeira benção para mim.

*(PG 124) “Adolescentes Cristãos”









Quando me tornei cristã tinha medo de dizer não, porque desejava mostrar amor pelo rapaz. Conforme ele me pressionava, eu não queria dizer não. Eu não sabia como enfrentar essa situação, porque ninguém jamais me ensinou.
Os cristãos passam por grande parte das mesmas pressões do grupo, mas eles têm sempre Cristo para ajudá-los quando necessitam. Algumas vezes os rapazes pressionam mais você porque sabem que tem convicções, e querem vê-la “Afrouxar”, e outras vezes eles a deixam de lado porque sabem que é cristã.
Mas os cristãos sempre sabem que se fizerem alguma coisa com uma garota e o boato se espalhar, o testemunho deles ficará perdido. Essa é uma pressão – extra.




*(PG 168) “Razões para Esperar”









O sexo pré-conjugal é um pecado contra o corpo.
Acho que o sexo antes do casamento não é só “Errado”, mas a bíblia também nos ensina que se trata de um pecado contra o corpo! Em I Corintios 06:16-20, uma passagem sobre a “Imoralidade Sexual”, o versículo 18 afirma: “Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra nossos corpos! {Acredite-me, a desobediência deliberada sempre traz conseqüênciasEu passei por” Sofrimentos desnecessários e terríveis quando me separei do Senhor}.






















*(PG 117) “Falem comigo bem cedo”









Uma razão para o sexo antes do casamento foi explicada por uma garota. “Meus pais faziam tanto segredo do assunto e o consideravam tão terrível” que tive de descobrir sozinha. Gostaria que me tivessem dito que era importante haver “Amor verdadeiro envolvido”. Ela aprendeu da maneira difícil, mas promete explicar sobre o sexo a seus filhos, da maneira certa, antes que eles acabem machucados como ela.


















*(PG 125) “Adolescentes Cristãos”









Penso nessa relação que passou e sinto vontade de dar um chute em mim mesma. Desejaria que nunca tivesse acontecido. Não compreendo como pude entregar-me a alguém que não tinha os mesmos valores que eu. Sei hoje que sou uma pessoa especial, e que Deus me fez á sua imagem e semelhançaNão posso entrega esse dom a qualquer um.



















*(PG 165) “Razões para Esperar”
Evitar o sexo pré-conjugal cria confiança no relacionamento permanente do casamento.
Em vista dos sentimentos de amor da pessoa estarem fortemente ligada ao caráter do ente amado, a posição dela no sexo pré-conjugal irá afetar as emoções do parceiro a seu respeito. Quando o homem (ou mulher) encoraja a namorada a envolver-se sexualmente, ele está dando a ela idéia do seu caráter. A moça pode desculpá-lo na hora porque também o ama, mas a mensagem subjacente recebida é que ele tem um caráter moralmente fraco e não se mantem firme em suas convicções quando tentado pela paixão. O resultado é a destruição da confiança, e a confiança é o fundamento de qualquer relação em qualquer nível. O relacionamento em que há pouca confiança de caráter moral jamais é satisfeito emocionalmente.


*(PG 111) “Nós não nos comunicamos”
Obrigado pelo tempo que passamos juntos, especialmente durante e depois do jantar. Quando vocês faziam os filhos contarem sobre o seu dia enquanto todos escutavam. Eu me sentia importante e aprendi a comunicar-me melhor do que qualquer de meus amigos (idade 27)











PG 123) “Adolescentes Cristãos”









Não quero depreciar meus pais, mas eles acham que fizeram um trabalho excelente. Conheço o “Senhor” e isso faz diferença, mas eles pensam que eu não sou muito tentado. Só por causa da armadura do Senhor e dos fundamentos que me deram, eles julgam que não sou tão tentado. Também acham que eu jamais ficaria embriagado.
Eu pessoalmente fiquei imaginando muitas vezes como seria, e o desejo de procurar um meio de descobrir é difícil de superar. Na nossa sociedade eu não teria de procurar muito longe. Uma das coisas que me ajudaram a “Resistir” foi ter esperado todo esse tempo e sei que ele (o desejo do sexo) ainda persistirá quando me casar. Mas ainda assim, imagino algumas vezes, se valeria à pena ir contra a vontade de Deus e experimentar agora e pedir perdão depois.






















*(PG 180) “Maneiras de dizer não”
Medite sobre a Palavra de Deus, a fim de ser “transformado pela renovação da sua mente
Em primeiro lugar, você deve meditar na palavra. Isto significa trabalho. Não estou querendo dizer ler um capítulo por dia e seguir alegremente seu caminho, dizendo aquele que esta em você é maior que aquele que esta no mundo.”. Isso é verdade, mas quanto tempo você leva para ler esse capitulo? Dez minutos no máximo? Isso deixa o resto do dia para ser bombardeado pelas mentiras do mundo, pelo diabo e até pela sua própria carne. Claro Deus é maior; mas com esse tipo de” compromisso “, Ele pode achar que você não esta falando sério sobre desejar a ajuda dele. 
MEDITE. Isso 
significa memorizar e refletir, analizar, considerar, ponderar e até questionar (com o coração disposto a aceitar as respostas verdadeirasas passagens pertinentes. Diga com o salmista:” Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti (Salmos 119.11).










*(PG 177) “Maneiras de Dizer NÃO”
Mantenha comunhão com “Jesus” para que sua solidão se aplaque.
É importante manter um relacionamento intimo com Jesus. Meu namorado e eu descobrimos que se nos afastamos de Jesus, ficamos mais “Vulneráveis aos sentimentos sexuais” Se a sua relação com Deus não for boa, então nenhuma outra vai ser. Se vocês dois estiverem em comunhão com Deus, “fica muito mais fácil PROCURÁ-LO quando precisar”.

*(PG 105) “Lares Cristãos”

Agradeço por Deus ter me dado você como pais. Obrigado por transmitir-me os valores e a moral que possuo e por levar-me á igreja todos esses anos. Obrigado por me falarem de Jesus e por serem um exemplo de pais cristãos. 







*(PG 105) “Lares Cristãos”







Eu gostaria que meus pais soubessem o quanto o amei e respeitei. Eles me deram uma base firme para viver através de Cristo, e me alegro por saber o que o verdadeiro amor significa
























. *(PG 105) “Lares Cristãos”








Acreditem que aprecio todos os maravilhosos valores e exemplos que puseram diante de mim. Aprecio o amor que me deram. Peço desculpas por todas as vezes que decepcionei ou magoei vocês.

*(PG 104) “Lares Cristãos” Como cristã, me alegro por ter um Deus que me dá forças. Fui criada contra o sexo pré-conjugal, e agradeço a meus pais por terem me educado desta forma.








*(PG 179) “Maneiras de Dizer NÃO”






















Tome medidas preventivas para evitar a “Tentação”
Você “Não precisa fazer sexo antes do CASAMENTO”. A sua “Virgindade” é uma das coisas mais “Preciosas” que possui, portanto, proteja-a! Você pode perdê-la, jogando-o fora “como se fosse um lixo inútil”,ou guardá-la “como uma Jóia de valor inestimável”
A escolha é sua. Se tiver dificuldade em resistir á “Tentação” no seu namoro, evite então as coisas que “despertem os desejos sexuais”. Não vão sozinhos a lugares escuros. Não fique muito tempo a sós no carro. Não ache que precisam sair sempre desacompanhados. Não ouçam certas músicas e não vejam filmes que alimentem a carne. “Pensem nas Bênçãos que o Senhor poderá abençoá-los caso façam a Vontade de Deus e sejam obedientes as Suas vozes”.


*(PG 164) “Razões para Esperar”
Não é certo que as coisas que poupamos e pelas quais trabalhamos têm maior valor para nós? Lembro-me de ter poupado cada níquel que ganhava quando criança para comprar um equipamento de som. Minha mãe ás vezes queria dar-me à diferença em dinheiro que faltava para comprar o aparelho, mas eu queria fazer tudo sozinho.Nunca me esqueço daquele dia especial em que pude comprar o presente que aguardara por tanto tempo. Parece-me que o aparelho de som vale mais para mim do que o seu valor real. Eu ainda o tenho e já pensei em vendê-lo porque é velho e fora de moda, mas cada vez que o ligo sou lembrado de perseverar pelas coisas que valem a pena. O mesmo se aplica a esperar para fazer sexo até depois do casamento. È fácil transigir e compensar pelo tempo que resta até o enlace. Mas, olhe para frente, e pense no valor da espera. Quão mais “Especial” o casamento será para aquele que conseguir esperar!

*(PG 166) “Razões para Esperar”









A espera trará as bênçãos de Deus. A espera irá dar-lhe a recompensa das bênçãos de Deus sobre a sua vida, porque a obediência a Deus sempre traz essas bênçãos. O livro “Be Challenged” (Seja Desafiado) de Warren Wiersbe encoraja os adolescentes a esperarem pelo amor de Deus. “A tragédia é que um grande número de jovens estão sacrificando o seu futuro fantástico por um presente divertido hoje. O trabalho de hoje é na verdade um prazer adiado. O adolescente sincero se dispõe a aceitar que Deus o prepare para um futuro fantástico”.











*(PG 169) “Razões para Esperar”
A espera mostra a seu parceiro no casamento quanto você o “Ama”. Existe uma outra razão pela qual uma pessoa deve esperar pelo casamento para praticar o sexo. Em 27 de julho de 1985, Deus me deu o homem mais maravilhoso do mundo como marido. Eu pedi o Príncipe Encantado, e Ele me deu muito mais que isso. Deu-me alguém com quem posso partilhar meus sentimentos mais profundos, alguém com quem posso falar com Deus, alguém que sei que sempre me amara e me “será fiel”, e mais que tudo, alguém por quem me alegro por ter esperado. Agradeço a Deus por ele. Na nossa noite de núpcias, experimentei minha primeira vez [sexo] com meu marido. Eu não gostaria de ter compartilhado minha primeira vez com ninguém mais. Eu não tinha riquezas ou jóias para oferecer a meu marido, “mas ele não queria isso”. Tudo que ele queria era eu... E podia com certeza dar-lhe isso - “minha pessoa inteira e meu corpo, intocado, e só dele”.
Esta foi uma boa razão para eu ter esperado.

*(PG 166) “Razões para Esperar”








O sexo pré-conjugal prejudica o relacionamento do individuo com os pais.
È nesse ponto que me volto para minha igreja e minha família. Quando me deitei ao lado de meu marido em nossa noite de núpcias, não precisei ir embora escondida antes do amanhecer. Meus pais sabiam onde nós estávamos. Tínhamos a bênção deles. A igreja testemunhara nossos votos diante de Deus. Nós tínhamos também as bênçãos deles. Os amigos e a família haviam enviado cartões para cumprimentar-nos. Tudo estava certo aos olhos do “meu grupo”, assim como aos do Senhor. Eu esperei muito tempo pelo dia do meu casamento e venho gozando dessa relação desde esse dia.

Desejo a você muito juizoesperançae um grande final feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário